quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Uma Parábola Moderna das Virgens Sábias e Tolas

Uma Parábola Moderna das Virgens Sábias e Tolas
– William L. Anderson

Texto traduzido da página particular do autor (LewRockwell.com, 2008)

Jesus começou a ensinar a multidão, trazendo sua mensagem na forma de parábolas. “Antes da festa de casamento”, ele começou, “havia dez virgens. Cinco delas haviam trazido um suprimento extra de óleo para suas lâmpadas, enquanto cinco tolas trouxeram o bastante apenas para um período curto.”
“Dali a algum tempo”, ele continuou, “as cinco virgens tolas perceberam que o óleo em suas lâmpadas estava acabando, e elas se viraram para as cinco virgens sábias e exclamaram: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo’, elas pediram, ‘caso contrário nossas lâmpadas irão apagar.’ ‘Nós não podemos fazer isso’, as cinco virgens sábias responderam, ‘pois não será suficiente e nenhuma das lâmpadas vai continuar acesa.’ ”
Enquanto Jesus começava a explicar a lição, o Rabino Frank, o Rabino Dodd, o Rabino Paulson e o Rabino Bush saíram da multidão para confrontá-lo. “Rabi”, eles disseram, “você não está se esquecendo que deve se preocupar com justiça social e equidade?”
“O que vocês querem dizer?”, perguntou Jesus, já incomodado com os quatro rabinos que interromperam a sua lição. Eles começaram: “Não é verdade que algumas virgens tinham mais óleo1 do que outras? Pode um tal estado das coisas ser permitido numa sociedade justa?” “Hmmm”, Jesus disse, “isto está começando a ficar interessante. Continuem.”
Se há alguma necessidade, continuou o Rabino Frank, “os outros não devem ir de encontro a ela?” O Rabino Dodd entrou na conversa: “Por que é permitido a essas cinco virgens sábias manter o óleo para si mesmas? Não deveriam elas abrir mão dele, em nome da justiça e da eqüidade?”
Jesus respondeu: “Eu vou fazer-lhes uma pergunta. Se as virgens sábias derem metade do seu óleo para as virgens tolas, não acabará acontecendo que, quando o noivo aparecer, não vai restar óleo algum no final das contas e todos serão deixados na escuridão?”
Então o Rabino Paulson elevou a voz. “Eu espero que você não vá apelar para a ganância”, ele falou para Jesus. “Essas virgens sábias têm uma obrigação social de não deixar as virgens tolas ficarem sem óleo”, ele disse. “Na verdade, as virgens tolas têm o direito de exigir uma ajuda de óleo!”
“Vocês ainda não responderam a minha pergunta”, falou Jesus. “Se as virgens sábias ajudarem as tolas, o noivo não vai ficar ainda pior por estar tudo escuro quando ele aparecer?”
“As virgens tolas não apenas têm o direito de exigir o óleo das virgens sábias, como também têm o direito de retirar óleo do próprio e apropriado Tesouro do Óleo, declarou Paulson, parecendo muito orgulhoso de si mesmo. Jesus, perplexo com a declaração, perguntou: Se elas pegarem das lojas, como irão pagar por ele?
“Elas têm um direito àquele óleo!”, gritaram o Rabino Frank e o Rabino Dodd. “Além do mais, eles emendaram, “mesmo que elas estejam apenas emprestando o óleo, no final nós simplesmente devemos a nós mesmos.”
Jesus não se deu por satisfeito. “Por que”, ele continuou, “todo mundo deve ser forçado a ficar no escuro porque algumas virgens não foram prudentes o bastante para trazer mais óleo? Não deveriam elas ser responsáveis pelos seus próprios julgamentos errados? Por que a tolice delas deve ser carregada por todos?”
Neste ponto, o Rabino Bush estourou de raiva. “Como você ousa satisfazer-se com tal status quo! Primeiro, aquelas virgens tolas foram vítimas, tendo em vista que não há suficiente óleo acessível, e não é correto que apenas alguns tenham todo o suprimento enquanto outros saem de mãos abanando!”
Ele continuou. “Segundo, a única solução justa é que as virgens sábias prestem ajuda às tolas, ou então as pessoas terão que viver na escuridão.”
“Hã, Jesus replicou, “eu acho que nós já havíamos concluído que se o seu plano for colocado em prática, todos vão ficar no escuro.”
O Rabino Dodd interveio: “O Rabino Frank e eu há muito acreditamos que o óleo deveria ser acessível para todos, e é por isso que estivemos a trabalhar para aumentar o acesso de todos ao óleo.” “Eu sei”, respondeu Jesus, secamente, “o seu esquema empurrou o preço do óleo para tão alto que apenas aqueles que foram sábios e prudentes com seu dinheiro podem ter acesso a ele no final. Agora está mais difícil obter óleo do que nunca.”
O Rabino Paulson avançou com um largo sorriso no rosto. “É por isso que nós temos um plano especial”, ele contou a Jesus. “Virgens tolas podem emprestar todo o dinheiro que quiserem do Rei Herodes, que planeja ele próprio tomar esse dinheiro emprestado do povo.”
“E como o pagamento irá funcionar?” perguntou Jesus, preocupado. “Parece que o povo estará em débito sem esperança de retorno. Vocês não disseram estar tomando do povo para emprestar para o povo? Não diz o Livro de Provérbios que o devedor é escravo do credor?”
“Não na nossa economia”, replicou com orgulho o Rabino Paulson. “Nós estaremos em dívida conosco mesmos.”
E Jesus chorou.


NOTAS:
1 “óleo” = no original em inglês, "oil", palavra que pode ter significados diversos de acordo com o contexto: óleo de cozinha ou de carro, ou petróleo. O autor faz um jogo de palavras intraduzível ao brincar com o significado bíblico original (azeite, que na época de Jesus  também usado em iluminação) e o significado mais usual em Economia (petróleo).