domingo, 11 de outubro de 2009

BЯ - João 4.1-33 – Jesus conversa com um gay

Este texto é, quase em sua totalidade, uma mera tradução da impressionante e heterodoxa paráfrase publicada por Steve F. em seu blog, Ragamuffin Ramblings; esta postagem do blog recebeu o sugestivo título “Just How Shocking Is The Gospel?”. “Se for bom, é Deus; se feder, provavelmente é o Steve” – Steve F.


 
BЯ - João 4.1-33 – Jesus conversa com um homem gay
1 Em meados de julho, o Sínodo Metropolitano de Chicago ouviu falar que Jesus estava atraindo mais visitantes e batizando mais adultos do que qualquer outro pastor da
ELCA1 na cidade 2 – embora não fosse realmente Jesus quem os estivesse batizando, e sim sua equipe irregularmente-comissionada de ministros leigos não-ordenados2. 3 Quando Jesus ficou sabendo disso, ele deixou o seminário no Hyde Park e dirigiu-se mais uma vez ao Q.G. da ELCA na Rua Higgins.
4 Para chegar lá, ele tinha que passar por uma região logo ao norte do centro da cidade chamada Boystown. 5 Então, ele chegou a uma parte de Boystown chamada Northalsted, não muito longe do terreno onde o Imperador Prefeito Daley ordenou que o Chicago Cubs jogasse beisebol. 6 O Estádio do Cubs não estava muito longe dali, e Jesus, cansado como estava da jornada pela Red Line, sentou-se numa mesa plástica do lado de fora do bar conhecido como Hydrate3. Era a hora do almoço, e embora as bandeiras arco-íris estivessem ondulando ao vento e a música dentro do bar estivesse bombando, não havia muitas pessoas nas redondezas (porque ali, em Chicago, com freqüência fica quente e miserável na metade do dia em meados de julho).
7 Um garçom veio até a mesa, vestindo uma camiseta arcoirisada com a estampa "Ele + Ele" e uma pulseira de borracha com "Silêncio = Morte", erguendo uma sobrancelha ao ver o homem sentado na mesa à sua frente vestindo a camiseta "Siga-Me". Jesus disse a ele: “Você poderia me arranjar algo para beber?” 8 (Os ministros leigos haviam descido a rua para comprar alguns sanduíches no Subway para o resto da jornada.)
9 O homem gay disse a ele: “Ei... eu é que te pergunto. Afinal, você parece ser um cristão hétero, e eu sou um homem homossexual. Encare os fatos – nós não temos muitos caras religiosos aqui em Boystown, pra não falar de lugares como este. E eu não sou apenas um homem homossexual, sou um homem homossexual muçulmano. Então como é que um cara como você vem aqui pedir uma bebida para alguém como eu?” (Pois os cristãos não se associam com homossexuais, e nem com muçulmanos, sempre que possível.)
10 Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo uma bebida, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva.”
11 “Ei, senhor”, o homem gay respondeu, “eu é que sou o garçom aqui. Não estou vendo nenhuma comanda ou bandeja com você, e já é difícil para os fregueses conseguirem chegar à nossa estação-fonte de bebidas, quanto mais ao nosso bar. Então como é que você quer me arranjar algo para beber, sem falar dessa tal 'água viva'? Onde é que você vai conseguir essa água? 12 Por acaso você é maior do que as pessoas que são os donos deste lugar, que nos deixam beber água e refrigerante de graça (e experimentar o drinque misto ocasional) quando nós bem entendemos?”
13 Jesus respondeu: “Quem beber da sua água, ou do seu refrigerante, ou da sua cerveja terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.”
15 O homem gay lhe disse: “Sério? Cara... sabe, eu não faço a menor idéia de quem você realmente é, nem mesmo de que diabos você está falando. Mas você é o primeiro homem cristão em 20 anos que não me tratou como lixo, ou me chamou de 'abominação' na minha cara. De alguma forma, eu acho que eu quero algo do que você está me oferecendo. Me dê um pouco desta água de que você fica falando, pra que eu não fique mais com sede e tenha que ficar voltando aqui para pegar algo para beber.”
16 Jesus lhe disse: “Ok – é só chamar sua esposa e voltar aqui, e conversamos.”
17 “Isso por acaso é uma piada?”, o homem gay lhe disse. “Você não se tocou de onde está? Você está em Boystown, falando em alto e bom tom. Eu não tenho uma esposa, ou uma namorada. Droga, neste exato momento eu nem ao menos tenho um namorado”, ele respondeu.
Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem namorado. 18 O fato é que você já teve cinco namorados, e esse com quem você está morando agora nem sequer é seu namorado. Ele é só um cara com quem você ficou na boate – um que nem sequer sabe o seu verdadeiro sobrenome.”
19 “Calmaí, parceiro”, o homem gay disse, “assim já é demais! Como é que tu sabia isso sobre mim?” Jesus ficou em silêncio. “Ah... já sei. Talvez você seja um daqueles tipos que consegue enxergar dentro das pessoas – tipo um daqueles caras que têm o 'terceiro olho'. Talvez você seja uma daquelas pessoas que 'têm o Espírito', como aqueles pastores da tevê falam. 20 Eu não entendo de nada disso. Minha família – o meu povo (quero dizer, aqueles que levam o troço a sério
) – acha que você tem que rezar cinco vezes por dia a Alá para conseguir esse tipo de poder. O resto das pessoas que eu conheço nem se importa com essa encheção-de-lingüiça espiritual... eles acham simplesmente que você tem que trabalhar muito, parecer legal, viver no máximo, ser duro de matar e deixar pra trás um cadáver apresentável4. E todos os cristãos que eu já conheci acham que eu tenho que orar do jeito deles, e começar a viver do jeito deles, ou eu estarei 'indo pro inferno'. De qualquer forma, meu dia-a-dia é tão vazio, que eu fico em dúvida se eu já não estou no inferno. No que que um cara deve acreditar?”
21 Jesus declarou: “Creia em mim, meu amigo, está próxima a hora em que vocês não adorarão a Deus em Meca, ou numa academia, ou numa boate, ou num santuário de igreja. 22 Você e seus amigos adoram o que vocês acham que conhecem, mas não conhecem. Os cristãos adoram o que eles realmente conhecem, pois a salvação é prometida nas Escrituras. 23 No entanto, está chegando a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois é este tipo de adorador que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e é necessário que Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.”
25 O homem gay disse: “Eu sei que o pessoal da igreja diz que o Salvador deles está chegando. Quem sabe quando ele chegar aqui, ele explicará tudo para nós.”
26 Então Jesus declarou: “Então não espere mais. Sou eu quem eles estão esperando.”

Os ministros leigos irregularmente-comissionados voltam a Jesus
27 Naquele momento os ministros leigos voltaram e ficaram um pouco mais do que surpresos ao encontrar Jesus aparentemente conversando com um homossexual – um que parecia ter um certo quê de Oriente Médio, pra início de conversa. Mas ninguém perguntou: “O que você quer?”, ou “Por que você está falando com ele?”.
28 Então, deixando para trás a comanda e a bandeja na mesa, o homem gay dirigiu-se ao bar, e foi até a porta do ginásio e as de outras boates, e disse às pessoas: 29 “Vocês têm que vir e ver isto... venham ver um cara que me disse tudo o que eu já fiz, e não saiu de perto ou agiu me desprezando. Será que é este 'o Cristo' de quem todos aqueles religiosos vivem falando?” 30 Veio gente da academia, e saíram outros dos bares e boates, e foram em direção a ele.
31 Enquanto isso os ministros leigos (aqueles que se achavam os discípulos de Jesus) continuavam falando: “Ei, sua santidade, você pode até andar sobre as águas, mas qualé – até o Michael Jordan tem que comer alguma coisa.” 32 Mas Jesus lhes disse: “Eu tenho uma fonte de energia sobre a qual vocês nada sabem.”
33 Então os discípulos disseram uns aos outros: “Será que alguém arranjou alguns biscoitos do Mrs. Field's pra ele enquanto não estávamos olhando?”
...

Muitos gays e lésbicas crêem
39 Muitos dos gays e lésbicas que se ajuntaram dos arredores de Boystown acreditaram em Jesus por causa do que o garçom disse: “Vocês têm que vir e ver isto... venham ver um cara que me disse tudo o que eu já fiz, e não fugiu de perto ou agiu com nojo.” 40 Assim, quando as pessoas daquela região – homens gays, lésbicas, bissexuais (até mesmo pessoas em união civil de Vermont e episcopados visitantes de New Hampshire) – vieram até ele, eles insistiram que Jesus ficasse com eles. Então, ao invés de seguir caminho pela Rua Higgins, os ministros leigos irregularmente consagrados encontraram alguns quartos numa pousada próxima, e ficaram em Boystown – em meio às pessoas com as quais a maioria dos cristãos não se associaria – por dois dias. 41 E por causa do que Jesus disse aos homens e mulheres ali, muitos outros creram.
42 As pessoas que ouviram Jesus disseram ao homem gay que o encontrou primeiro: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este homem é realmente o Salvador do mundo.”


Pois é, Virginia – é isso aí... O Evangelho realmente É mesmo chocante.
– Steve F.

NOTAS:
[1] “ELCA” = Evangelical Lutheran Church in America, Igreja Evangélica Luterana na América.
[2] “ministros leigos não-ordenados” = vamos escutar o próprio Steve F. comentar sobre essa expressão. «Uns poucos comentários foram feitos sobre o meu uso do termo "ministros leigos irregularmente-consagrados" ao invés de "discípulos". Este é um in-sutil cutucão na minha denominação, que regularmente reivindica ser "o sacerdócio de todos os crentes", mas estabelece que sacramentos (como o batismo) são coisas que podem ser feitas apenas por ministros regularmente consagrados e ordenados. Pode me chamar de herege (e entrar na fila, por favor...), mas eu acredito que a presença da Palavra, da água, das pessoas e do Espírito Santo era o suficiente para a época de Jesus... o que é diferente agora?...».
[3] Quando li o post original pela primeira vez, supus que o autor tivesse inventado as referências e localidades descritas. Ledo engano! Todas as localidades citadas no texto são reais: o Sínodo Metropolitano de Chicago, alguns seminários no Hyde Park, o prédio da ELCA na Rua Higgins, Boystown, Northalsted, o estádio do Chicago Cubs, a Red Line (Linha Vermelha), o bar Hydrate, e até mesmo o Subway e o Mrs. Field's Cookies! (Não tenho certeza absoluta se os endereços dos dois últimos estão corretos; possíveis correções são bem vindas.)
[4] No original em inglês, a frase era “work out a lot, look good, live fast, die hard and leave a good-looking corpse” provavelmente derivada da frase tornada famosa por James Dean, “live fast, die young and leave a good-looking corpse”, dificilmente traduzível (referências em inglês e português, respectivamente, aqui e aqui ), e do filme de Bruce Willis, Duro de Matar (no original em inglês, Die Hard).

Vale a pena prosseguir com alguns poucos comentários. A postagem original no blog (em inglês) foi muito lida e comentada. As alterações deliberadamente feitas aqui são as seguintes: 1) O garçom homossexual foi originalmente caracterizado usando uma camiseta rosa-claro com a estampa "Ele + Ele", e uma faixa no braço com "Silêncio = Morte" (v. 7, no post original); um homossexual real, ao ler o texto, disse que gays assim existem praticamente apenas no imaginário dos religiosos – daí a mudança da coloração da camiseta e a substituição da faixa de braço por uma pulseira de borracha, um item mais comum. 2) Muitos cristãos ficaram irritados ao verem-se “cuspindo nos homossexuais” (v. 15, no post original), visto que nem todos agem assim; tal imagem foi um pouco eufemizada aqui com “tratar como lixo”. 3) Uma terceira crítica é que, tecnicamente, Jesus não era "cristão" ou diretamente ligado a eles (ainda) – o autor original cogitou trocar esta expressão por "pessoas religiosas"; porém, a meu ver isto tiraria o enfoque cristão que este site deseja colocar em evidência. Finalmente, uma das maiores críticas ao texto foi a ausência da parte do arrependimento – «Vá e não peques mais» –, ao que o autor replica que esta frase simplesmente inexiste em João 4; esta observação é bem apresentada (juntamente com muitas outras) por Joel Parsons, em seu blog The Bench. Porém, isto deixa uma lacuna incômoda na questão não-respondida da natureza pecaminosa (ou não) da homossexualidade: neste ponto, é muito proveitoso ler a “continuação” da paráfrase levada adiante por Tony Rose (GalatiansC4V16) e apresentada em português a seguir.

BЯ - Marcos 10.17-27 / Lucas 18.18-27 / Mateus 19.16-26 – Jesus conversa com um jovem gay
17 Quando Jesus ia saindo de Boystown, um certo jovem gay, vestindo uma camiseta arcoirisada com a estampa "Ele + Ele", correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele. “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
18 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama 'bom'? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. 19 Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos. Você conhece os mandamentos: «Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe».”
20 E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde que eu percebi que era... 'diferente'.”
21 Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, termine o seu relacionamento sexual com o seu amante e use esse tempo e energia para ajudar os outros, e você terá um tesouro no Céu. Depois, venha e siga-me.”
21 Ouvindo isso ele ficou muito triste, porque gostava do sexo gay, e estava apaixonado por seu parceiro compromissado. Ele era também um líder respeitado na denominação PCUSA
5, um fundador da organização GLSEN6.
23-25 Jesus olhou para ele e disse: “Como é difícil a um homem gay entrar no Reino de Deus! De fato, é mais fácil para um vírus HIV passar através de uma camisinha, do que para um homem gay entrar no Reino de Deus.”
26 Os ministros leigos que estavam presentes ficaram ainda mais admirados com as suas palavras, e perguntaram: “Então quem pode ser salvo?”
27 Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem isto é impossível, mas não para Deus; todas as coisas são possíveis para Deus.”


NOTAS:
[5] “PCUSA” = Presbiterian Church (U.S.A.), Igreja Presbiteriana (E.U.A.).
[6]
“GLSEN” = Gay, Lesbian and Straight Education Network, Rede Educacional Gay, Lésbica e Hétero.

Um comentário:

Marco Tulio (curitiba) disse...

Curiosidade, os ministros leigos não ordenados vão virar o que depois do pentecostes?